Bysoft - Simplifique o Mundo

5 motivos para pequenas comissárias de despacho registrarem DI e LI fora do Siscomex

20/set/2017 - Sem Comentários

O Siscomex é uma ferramenta que veio para facilitar o trabalho das comissárias de despacho que precisam preparar toda a papelada referente às transações de comércio exterior. Porém, mesmo sendo uma solução online que agiliza grande parte das tarefas, quem se limita apenas à ferramenta do governo está exposto a alguns transtornos, devido à tecnologia do software.

Listamos aqui situações recorrentes no Siscomex que são motivos para pequenas comissárias de despacho começarem a registrar suas DIs (Declaração de Importação) e LIs (Licença de Importação) fora dessa ferramenta.

1. Sistema do Siscomex é instável 

Um dos maiores pesadelos dos despachantes aduaneiros que precisam registrar DIs e LIs no Siscomex é a página “time out”. Quando isso acontece, todas as informações imputadas são perdidas, sendo preciso refazer essa etapa do zero.  

A razão para a instabilidade é o fato de a ferramenta utilizar apenas a linguagem em HTML, e não contar com cookies ou sessions para recuperar os dados de sessões anteriores. Uma programação mais moderna resolveria esse transtorno.

 

2. Perda de produtividade 

O raciocínio é simples: se você precisa trabalhar com um sistema instável que não consegue recuperar informações perdidas ou automatizar processos já feitos, a equipe precisa repetir as mesmas ações diversas vezes. E o resultado, infelizmente, é a perda da produtividade. 

Todo o tempo investido nesses processos poderia ser direcionado para outras atividades, como análise de concorrência, do mercado, e até mesmo para o relacionamento com vendedores do mercado externo, e trabalhos para outros clientes. 

 

3. Riscos de erro 

O processo de registrar informações manualmente no Siscomex, sem automatização nenhuma, esconde riscos, como eventuais erros ou confusões. Ao redigitar informações perdidas, o problema pode ser maior ainda, devido ao estresse da equipe 

Esses equívocos são armadilhas perigosas que podem resultar em falhas de conformidade e, consequentemente, multas altíssimas e inesperadas. 

 4. Tecnologia 

Uma tecnologia eficiente, que facilita o trabalho corporativo e o compartilhamento de arquivos, é o armazenamento em nuvem. No Siscomex não existe essa possibilidade, e a troca de documentos e relatórios entre a equipe fica menos prática. 

Além disso, o software não conta com um banco de dados capaz de reutilizar as informações já imputadas para automatizar processos futuros relacionados aos mesmos clientes e/ou cargas. 

 5. Suporte 

Siscomex é uma ferramenta gratuita, desenvolvida pelo governo, para facilitar os procedimentos de comércio exterior em geral. Como não é uma ferramenta privada, não é possível ter acesso a qualquer suporte ágil e personalizado. Se tiver algum problema, irá sofrer duras penas para encontrar uma solução. 

Cansou de se deparar com esses problemas muito recorrentes no Siscomex? É possível trabalhar com um sistema mais moderno e automatizado, com um investimento justo e viável. Continue acompanhando esse blog para saber dessa e outras dicas do mercado de Comércio Exterior. 


0 Comentários

Deixe o seu comentário!












Tópicos recentes

Categorias

Arquivos

outubro 2017
D S T Q Q S S
« set    
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031