Bysoft - Simplifique o Mundo

Você conhece a Duimp? Ela será muito importante no processo de importação neste ano

07/mar/2018 - Sem Comentários

Até o final de 2018, o Governo Federal realizará a implementação do Novo Processo de Importação com intenção de beneficiar mais de quarenta mil importadores. Este novo processo consiste em substituir as atuais Declaração de Importação (DI) e Declaração Simplificada de Importação (DSI) pela Declaração Única de Importação (Duimp), na qual a mercadoria poderá ser registrada antes mesmo de chegar ao país e em paralelo à obtenção das licenças de importação.

 

Além de simplificar o processo de importação, a Duimp será integrada com os sistemas públicos e sistemas privados. A principal vantagem será para os importadores que realizam processo de licenciamento já que terá o emprego de uma única licença para mais de uma operação de importação.

 

Segundo o órgão regulatório, os benefícios para os importadores serão muitos, como:

  • Centralização em um único local da solicitação e obtenção de licença de importação sem a necessidade do operador acessar outros sistemas ou preencher outros formulários em papel;”
  • Validação automática entre a operação autorizada (no módulo de licenciamento de importação) e os dados declarados na Duimp;”
  • Redução de tempo e burocracia nas importações com anuência;”
  • Flexibilização da concessão de licenças de importação em relação ao número de operações abrangidas;”
  • Diminuição do tempo de permanência das mercadorias em Zona Primária, com a consequente redução de custos das importações;”
  • Harmonização de procedimentos adotados pelos diversos órgãos da Administração Pública responsáveis pelo controle das importações.”

Ou seja, gerenciamento de riscos poderão ser adiantados, garantindo maior celeridade ao fluxo da carga.

 

Enfim, 2018 será um ano de muitas mudanças positivas para os processos de exportação com a DUE e o de importação com a Diump. Prepare-se com antecedência para estas mudanças!


0 Comentários

Deixe o seu comentário!